Thursday, June 08, 2006

POLAROIDS DE FANTASMAS

Ideia: Em 2004 comecei a elaborar um projecto sobre a expressão "A minha vida dava um filme". Esta expressão era normalmente utilizada relativamente à vida sonhada ou idealizada e não à vida real, aplicando-se a explicação de Freud em "Creative writers and day-dreaming",1908.

A partir dessa ideia foram escritos textos sobre dez personagens Polaroids: o legionário falhado, o poeta segurador, o advogado doutorado, o homem das mudanças, o veterinário de quem os carraços gostam, o barman escritor, o voiturier, o marceneiro do orfeu, o restaurador das ressaibadas e o galerista do bric-a-brac. "Os Fantasmas" desses homens/Polaroids são as minhas projecções/visões sobre cada um dos personagens e sobre a vida que vivi com eles.

Ao mesmo tempo que os textos iam sendo escritos, iam sendo recolhidas imagens para o ambiente das telas e dos recortes. Os Polaroids são representados por telas pintadas com as silhuetas de cada um dos personagens. Os Fantasmas são reproduzidos por um mesmo recorte da minha silhueta que serve de suporte à pintura. De cada Polaroid foi realizado um Zoom. O trabalho insere-se na corrente de arte narrativa de que é exemplo Sophie Calle.


Data da realização: Novembro 2006
Local:
Materiais:
10 telas com 180x70 (colagem, pigmentos e acrílico) - Polaroids
10 recortes em Mdf de 5mm com 170x80 (colagem e acrílico) - Fantasmas
10 telas de diversos tamanhos (colagem e acrílico), detalhes dos polaroids - Zooms